sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Pepa e o Zico ou a futilidade e o bom senso


In Publico
MIGUEL GASPAR

Quem acredita que as redes sociais nos tornam mais inteligentes e democráticos fazia melhor em dedicar o seu tempo a pensar em malas Chanel ou nos sentimentos de cães que matam crianças.

É revelador constatar como uma campanha da Samsung, que é apenas fútil, gerou uma onda de indignação tão generalizada a ponto de a marca ter sido obrigada a retirar os vídeos que se tornaram virais.

E, ao mesmo tempo, dezenas de milhares de pessoas estão dispostas a encontrar “motivos” que justifiquem que um cão tenha matado uma criança de 18 meses, acusando a família de negligência e pedindo uma segunda oportunidade para o animal.

Dito de outra maneira, é censurável que uma blogger de moda, chamada Pepa sonhe com malas Chanel, mas é pensável que um cão chamado Zico possa ser desculpado por uma morte.

Os dois casos mostram como as redes sociais são férteis em desencadear correntes que desafiam o bom senso e a racionalidade.

A Samsung ficou incomodada com o efeito negativo da sua campanha, que foi vítima do preconceito social contra as "queques" e as "pseudoqueques" que falam "à tia". Esse preconceito é profundamente moralista e autoritário: é crime sonhar com uma mala Chanel em tempos de crise.

Mesmo que continue a haver pessoas que sonham com malas Chanel ou outra futilidade qualquer, é preciso pôr a máscara e dizer que se tem piedade dos pobrezinhos ou se é contra o capitalismo.

Por isso, a única coisa censurável que a Samsung fez foi retirar a sua campanha e ceder a uma pressão pública que num certo sentido é uma forma de censura.

Mas se queremos falar em piedade, é igualmente estranho que, em vez de ser a morte de uma criança de 18 meses a suscitar pena, seja o cão que a matou a ser objecto de uma campanha de solidariedade.

O animal não é condenado, é abatido por ser um perigo público. No entanto, os subscritores desse abaixo-assinado agem como se o animal devesse ser absolvido em nome de valores morais.

Há qualquer coisa estranha quando tratamos a futilidade com uma fúria quase animal e tratamos a fúria de um animal como se fosse uma causa humanitária.

Correcção Pepa é blogger de moda e não modelo.

Publico

1 comentário:

Meireles disse...

A Pepa pode muito bem ter desejos, sejam eles fúteis ou não. Tudo o que veio em cima disso foi ridículo, até a sic foi ridícula quando lhe perguntou se se arrependia de ter dito que deseja uma mala channel "quando o país atravessa uma situação de crise financeira". Sonhos e desejos todos podemos ter, sejam eles quais forem!!

O Zico era usado em lutas de cães, agiu por instinto defendendo-se. Não há pena de morte em Portugal porque se deve então abater o cão quando este tem um dono? O culpado é o dono que tinha um cão que usava em lutas ilegais e o mantinha em casa junto do seu filho bébé! Negligente o dono. Coitada da criança que não tem culpa nenhuma! E coitado do animal pela falta de sorte em relação ao dono que encontrou!