quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lei do Byte ou gamanço Socialista

O Partido Socialista pretende aprovar uma lei, chamada "lei da cópia", que impõe uma taxa de "direitos de autor" (para compensar eventuais cópias piratas, dizem) sobre o preço de todos os suportes de armazenamento e impressão digitais, tais como, discos de computador, telefones e smartphones, consolas de jogos, pens USB, CD's e DVD's, cartões de memória, impressoras, fotocopiadores, etc, etc.

Ou seja, para o PS, todos somos prevaricadores e todos "comemos" pela mesma medida. Até empresas, que necessitem destes equipamentos para o seu funcionamento, escolas, hospitais, enfim, tudo.

E claro, tem o reverso da medalha. Reverso esse que é: se já paguei um imposto adiantado, então posso copiar à vontade que já está coberto.

E depois temos a questão do comércio. Porque é que eu hei-de pagar mais 30/40 euros por um disco externo para o meu computador, quando o posso comprar no Ebay ou Amazon e não pagar imposto nenhum. Ou dar um saltinho ali à vizinha Espanha.
Quem se vai tramar será mais uma vez o comércio português.

Uma lei sem pés nem cabeça. Completamente. E que está a levantar uma onda de protesto enorme na sociedade e que se tem manifestado na Internet.

Esta lei não é mais do que um imposto encapotado que reverte a favor da Sociedade Portuguesa de Autores, que eu muito respeito, mas a quem digo: façam pela vida como todos nós.

Outros blogues que falam nisso, aqui, aqui, aqui...

1 comentário:

Paulo Novais disse...

Esta cabecinha pensadora socialista, vem agora sugerir (http://goo.gl/AIGMt) que os comerciantes é que deviam incorporar a taxa do byte nas suas margens de lucros.
hehehehehehhehehehehehehehehehehehe
hahahahahahahahahahahahahahahahaha

Realmente, esta é uma rica forma de combater a crise. Mas apenas para a SPA.
Porque todos os outros se tramam no negócio.

Que virá a seguir. Uma taxa sobre o açúcar para a associação de diabéticos?
Uma taxa sobre preservativo para a associação de mães solteiras?

E já a gora, porque não taxam também o papel, a electricidade, as tintas e todos os que podem estar envolvidos em processos de pirataria?