quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Papa convoca novo Encontro de Assis

Bento XVI assinala, na próxima semana, os 25 anos do Encontro de Assis. O famoso dia de oração e jejum pela paz, convocado por João Paulo II em 1986, vai ser recordado no mesmo local pelo actual Papa.

Partem todos de comboio com Bento XVI, em direcção a Assis. O pretexto é assinalar os 25 anos do famoso dia de oração e jejum pela paz que João Paulo convocou a 27 de Outubro de 1986. É já na próxima semana, nesse mesmo dia 27, que o Papa regressa a Assis para um grande encontro.

Confirmados estão já 176 participantes não cristãos de diferentes países e outras religiões: hindus, budistas, muçulmanos, judeus, sikhs e muitos mais já confirmaram a sua presença.

O objectivo é sublinhar o papel das religiões na construção da paz no mundo. Por isso, há delegações de países como o Paquistão, o Egipto, a Síria, o Irão, as Filipinas e Israel.

São 31 as delegações cristãs não católicas, entre evangélicos, luteranos, anglicanos. Há 17 ortodoxas, incluindo uma delegação do Patriarcado de Moscovo.

Muçulmanos serão cerca de 50, incluindo o Príncipe Ghazi, da Jordânia, o vice-ministro da Educação da Arábia Saudita e um representante do rei de Marrocos.

Novidade é a presença de alguns convidados sem religião: um pequeno grupo de não crentes, quase todos filósofos, que se mostram disponíveis para aprofundar a questão de Deus.

Também em Lisboa, o Centro Cultural Franciscano vai recordar os 25 anos do Encontro de Assis. No Porto, na Igreja da Cedofeita, vai decorrer uma actividade inter-religiosa.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=35171

Sem comentários: