segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Declarações de Cavaco vão ajudar o Governo"

Marcelo Rebelo de Sousa analisou hoje, no seu comentário na TVI, as declarações do Presidente da República sobre os sacrifícios pedidos no Orçamento do Estado para 2012. Em seu entender, foram a favor do Governo.

“No curto prazo, diz-se que o primeiro-ministro ficou estupefacto, mas a prazo vai perceber que ajuda. O Presidente tem uma base de apoio mais ampla que o Governo. É útil. Um Presidente totalmente colado a um Governo seria mau para o Presidente e para o Governo. O Governo vai precisa, no ano que vem, do Presidente e da sua cobertura e essa cobertura é tanto mais eficaz quanto mais amplo for o espectro de reconhecimento das pessoas, mesmo das que não gostam do Governo, que gostam do Presidente”, sustenta o Professor.

Marcelo Rebelo de Sousa considera ainda que Cavaco Silva lançou um convite ao entendimento entre Executivo e PS, que, “por razões várias de lado a lado, têm falado pouco”.

O Professor não acredita, de resto, que o chefe de Estado vá vetar o Orçamento: “No tempo do Governo Sócrates, disse claramente que um Presidente, por princípio, não veta um Orçamento, mesmo que discorde dele, porque isso é inviabilizar a política do Governo e da sua maioria”. (...)

http://rr.sapo.pt/informacao

Sem comentários: