quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Falar demais

Amanhã, o país vai saber mais sobre o descalabro dos gastos na Madeira. O Governo divulga o resultado da auditoria às contas da Região. Só é pena que o pacote de austeridade que os madeirenses vão sentir na pele não seja também conhecido antes das eleições.


Pedro Passos Coelho tinha dito que as duas coisas – crime e castigo – seriam conhecidos antes das eleições regionais do dia 9 de Outubro. Mas ontem, no Parlamento, confessou que, quando disse isso, falou demais. Afinal, o pacote de ajustamento a aplicar à Região só será conhecido depois de os madeirenses votarem.

O primeiro-ministro estava certo quando falou demais. Era importante os eleitores da Região Autónoma terem plena consciência do que lhes vai acontecer antes de decidirem o seu voto. Claro que já perceberam que vão viver pior, muito pior, mas era bom que soubessem, "preto no branco", o que aí vem.

Dir-se-á que este Governo Regional já é um mero governo de gestão, em plena campanha eleitoral, e que, por isso, não deve assinar o pacote de austeridade. Mas José Sócrates também já estava de saída quando assinou com a "troika". E ninguém duvida de que, no momento de pôr a cruzinha, os eleitores pensaram nisso. Desta prova, pelo menos, Jardim vai escapar.

Ângela Silva,
http://rr.sapo.pt/opiniao

Sem comentários: