terça-feira, 3 de maio de 2011

«Patriarca de Lisboa é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa»

O cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, foi hoje eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sucedendo ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, que termina esta semana o segundo de dois mandatos à frente da instituição.

Nas eleições, hoje de manhã, no decurso da 177.ª Assembleia Plenária da CEP, foi eleito para a vice-presidência o bispo do Porto, Manuel Clemente, substituindo, no cargo, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e como secretário os bispos renovaram a escolha no padre Manuel Morujão.
Para os restantes lugares do Conselho Permanente da CEP foram eleitos o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, o bispo de Leiria-Fátima, e o bispo do Algarve, Manuel Quintas, mantendo-se o prelado Gilberto Reis, de Setúbal, anunciou o porta-voz da instituição, Manuel Morujão.

José da Cruz Policarpo, que completou 75 anos em fevereiro e pediu a resignação nesse mesmo mês ao papa Bento XVI, é natural de Alvorninha, Caldas da Rainha.

Ordenado sacerdote em 1961, José Policarpo foi professor e vice-reitor do Seminário Liceal de Penafirme e, mais tarde, reitor do Seminário dos Olivais.
Foi, também, docente na Universidade Católica Portuguesa, diretor da sua faculdade de Teologia e reitor da instituição.
Em 1978, foi ordenado bispo auxiliar de Lisboa, cargo que desempenhou até 1997, revela a sua biografia disponível no sítio da Internet da Diocese de Lisboa.
Nesse ano, foi nomeado arcebispo coadjutor do Patriarca de Lisboa e, um ano depois, tornou-se o 16.º patriarca de Lisboa, sucedendo a António Ribeiro.
A 21 de janeiro de 2001, foi nomeado cardeal pelo papa João Paulo II.
Como membro da CEP passou pela presidência de várias comissões episcopais -- Doutrina da Fé, Apostolado dos Leigos, Educação Cristã e Bens Culturais da Igreja - e foi vogal do seu Conselho Permanente entre 1996 e 1999.
Nesse ano, a 13 de abril, foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e reeleito a 11 de abril de 2002.
Membro dos conselhos pontifícios para a Cultura e para os Leigos, e da Congregação de Educação Cristã.
Desde 2005, é membro da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa por inerência.
Em 2011, José da Cruz Policarpo celebra 50 anos de ordenação sacerdotal.

por Agência Lusa, Publicado no "i" em 03 de Maio de 2011

Sem comentários: