terça-feira, 17 de maio de 2011

“A mais miserável política cultural que o país conheceu desde o 25 de Abril de 1974”.

Oantigo ministro da Cultura do governo socialista de António Guterres lamentou esta intenção do PSD, mas culpou o actual primeiro-ministro, José Sócrates, pela “mais miserável política cultural que o país conheceu desde o 25 de Abril de 1974”.

Carrilho olha para o actual governo e fala de uma “devastação institucional” e que a “cultura deixou de ter qualquer papel na estratégia de desenvolvimento do país”.

“Com este anúncio tenho verdadeiramente pena é que não se perceba que a alternativa devia ser refundar o MC e as políticas públicas de cultura que deixámos totalmente de ter no domínio do património, das artes, do livro, em articulação com as indústrias criativas”, afirmou.

Responsável pela criação de um Ministério da Cultura em 1995, que até então não existia, Manuel Maria Carrilho sublinhou que a Cultura devia ser um dos sectores “a alavancar a saída da crise”.

Carrilho escreveu em 2009 uma proposta de refundação das políticas culturais que ia nesse sentido, mas lamentou que as suas ideias não tenham sido acolhidas agora nas novas propostas do governo.

“O ministério não tem sequer políticas para as suas grandes instituições nacionais. Já não falo dos artistas, dos teatros, das actividades culturais. Pensemos em coisas centrais como a Cinemateca, a Biblioteca Nacional, os Teatros Nacionais, a Torre do Tombo; são instituições que estão completamente devastadas com o que se fez nos últimos anos”, criticou.

Questionado se pode ser mais activo nas ideias que defende para o sector, Manuel Maria Carrilho exclamou: “Eu não posso ser mais activo. Eu defendo sempre estas ideias, escrevo sempre sobre isto. É vital que se compreenda a importância da cultura não como algo marginal e ornamental, mas estrutural na visão do país”.

No domingo, O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou que, se formar governo, a cultura deverá ficar na dependência directa do primeiro-ministro, deixando de haver um ministério próprio para esta área.

Sem comentários: