quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O jasmim chegou à Líbia...

Manifestantes exigem a queda do Presidente Kadhafi, há 40 anos no poder.

Há pelo menos 14 feridos em resultado dos confrontos entre manifestantes pró e contra o Presidente líbio Muammar Kadhafi que envolvem também as forças de segurança. Os protestos, raros no Egipto, surgiram em Benghazi, a segunda maior cidade do país às primeiras horas da manhã.

Um escritor líbio que deu uma entrevista à cadeia de televisão Al Jazeera sobre as razões do protesto acabou pouco depois detido. A estação também já só é acessível por satélite. Um grupo de altas figuras do país e membros de organizações dos direitos humanos está também a pedir a demissão do Presidente.

O país de Kadhafi, há mais de 40 anos no poder, é o mais recente a entrar no mapa dos protestos no Médio Oriente, já depois das revoluções na Tunísia e no Egipto.

Entretanto, no Iémen, as manifestações que exigem a saída do Presidente Ali Abdullah Saleh chegaram hoje ao sul do país. Um manifestante de 21 anos foi morto nos confrontos entre populares e a polícia na cidade de Aden.

No Bahrein o pedido de desculpas do Rei pelos dois manifestantes mortos não convenceu os milhares de pessoas que continuam a ocupar a maior praça da capital. A população exige reformas políticas e respeito pelos direitos humanos.

http://www.rr.pt/

Sem comentários: