segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Suas excelências os deputados.

Todos conhecemos as regalias dos deputados da assembleia da republica. São os ordenados chorudos, as reformas por uns míseros anos no cargo, os subsídios para quase tudo e por quase nada.
Nada disto me escandalizava, não fosse a comparação com os restantes portugueses. O fosso que existe entre os deputados e a generalidade da população é descomunal. E tende a agravar-se.

Todos nos recordamos de dois casos recentes envolvendo a desgraça e os sacrifícios que os deputados fazem para sobreviver neste país de extremos. Primeiro foi o badalado caso das viagens pagas para a residência em Paris da deputada do PS Inês de Medeiros, que acabaram por ter que ser pagas pela própria. Depois, quando foi anunciado o corte de vencimento aos funcionários públicos, o pedido desesperado do deputado do também partido socialista que dizia que não poderia viver e comer com os apenas 3700€ de ordenado.

Pois agora, os parlamentares deram mais uma prova de solidariedade para com os portugueses ao recusarem beber água de torneira no parlamento, em vez das actuais águas minerais de garrafa para conter custos.
Os argumentos que apresentaram em defesa desta recusa foram os de falta de garantia de higiene e, pasme-se, apoio à industria das águas minerais. Valha-nos Deus, a industria viticultora precisar de apoio!!!

Os custos envolvidos, comparados com o défice publico, seriam ridículos, com toda a certeza. Já não digo o mesmo da mensagem que passa esta atitude.
Acham então, suas excelências os deputados, que são melhores do que toda a população lisboeta que bebe da água do sistema publico de abastecimento. Já para não falar daqueles que bebem água da torneira, perderam o abono dos filhos, viram aumentar o IVA 2%, os combustíveis, luz, água, transportes, viram reduzido o seu vencimento, congelados quaisquer aumentos ou progressão na carreira, todos os bens de primeira necessidade e, até aqueles que nem dinheiro têm para a dita águinha da torneira por estarem desempregados.
E, mais motejante, acham as excelências, que o consumo de água engarrafada do parlamento terá uma repercussão devastadora na industria do ramo.

Enfim, palavras para quê? É o parlamento português, pois com certeza.

Fontes, Jornal Noticias, Expresso

1 comentário:

Isa GT disse...

O que eles precisavam era de umas garrafinhas usadas... cheiinhas de água da torneira... e já agora... com uma cuspidela lá dentro lol

Bjos