terça-feira, 31 de agosto de 2010

E esta, hem?


Parafraseando um saudoso jornalista "e esta, hem?".

Leia o distraído leitor (se não estivesse distraído estava numa qualquer esplanada a aproveitar o fresquinho da noite e não aqui a ler as minhas parvoíces) se os organismos públicos actuam em Portugal como se estivéssemos debaixo de uma das maiores crises de que há memória?

O estado português financiou em Janeiro de 2010, através do IAPMEI, a empresa Leirislena em quase um milhão de Euros (€1.000.000), empresa esta que apresentou a insolvência apenas dois meses depois. Ora, até que alguém me convença do contrário, ou estamos perante técnicos da mais berrante incompetência, ou aqui há esquema. E, até rolarem cabeças ou o dinheiro ser devolvido, ninguém me convence do contrário.

Mas já em 2009 o IAPMEI tinha feito uns negócios da China que ultrapassaram os oito milhões de Euros (€8.000.000). Bem vistas as coisas, o negócio da China é para as empresas bafejadas com estes Euromilhões do Estado.

Fonte: Expresso

O tal indicador do desemprego.

Ainda há poucos meses era assim:


Nada mais me ocorre dizer a propósito do que citar Shakespeare "Com um engodo de mentira se pesca uma carpa de verdade". A caça ao voto não tem fim.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Se quiser beber um copo ou simplesmente comer uma gaja...

Agora já pode. Pode até escolher entre a cozinha canibal do povo Wari da selva amazónica ou simplesmente um prato tradicional brasileiro, como um feijão com arroz. E tudo sentado numa boa mesa, com serviço que promete ser de primeira qualidade.
Pena que tenha que se deslocar a Berlim, ao restaurante Flimé para usufruir de tal repasto.

Mas como diz o proprietário do restaurante, citando um ditado do povo Wari «Seguindo o velho provérbio wari o importante para nós é que 'comer é mais do que saciar a fome'».
Como ele tem razão.

Fica, na foto, a sugestão para um aperitivo para abrir o apetite, sei lá, liberte a imaginação.
Aceitam-se sugestões para o nome do aperitivo.

Fonte: Expresso

Jobs for the boys agora ainda mais simples e rápido!

A partir de hoje, a contratação de trabalhadores a termo para os serviços públicos será mais simples. Em vez de os candidatos passarem por uma prova de conhecimentos, avaliação psicológica e, em alguns casos, entrevista, e desde que o dirigente máximo do serviço assim o entenda, bastará fazer a avaliação do currículo e decidir qual o candidato que melhor se adequa ao lugar.

Conclusão:
basta mentir no papel e conhecer o dirigente máximo (será do PS?) para ser contratado.
Este governo, em vez de promover a selecção dos funcionários públicos que contrata, para elevar a qualidade dos serviços e a competitividade do país, não, agiliza e simplifica, isso sim, a contratação dos "boys" do partido do costume.
Será que ainda tarda muito!?

Fonte: Publico

Impostos aumentam (again), cortesia do PS

Não vale a pena dizer mais nada, senão que li no Blasfémias. Cortesia do Gabriel Silva. Leiam lá o resto.

É verdade, só mais uma coisita pequena. Desculpem ter contribuído para vos estragar o dia (o fim-de-semana não, que já estamos calejados).



clique para ampliar - ou não :)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais de metade das canetas para crianças têm substâncias perigosas

A DECO testou 18 canetas e marcadores para crianças e em 10 detectou substâncias químicas potencialmente perigosas para os olhos, pele e vias respiratórias. A ameaça para os mais novos é real, pois as crianças levam tudo à boca.






















Fonte: Sol

O que vale é que quem me dá porrada na Rua do Souto está de férias!

Videovigilância em 700 escolas em Setembro

Este assunto é velho aqui na Rua do Souto.
O "big brother" da videovigilância. Eu considero, que embora importuno, este método deve ser usado sempre que estiver em causa a segurança de todos e de cada um. Se, em cada caso se comprovar ter mais convenientes do que inconvenientes. Se concordo com a videovigilância nas escolas? Claro que sim. Se vai adiantar alguma coisa e ajudar a reduzir a criminalidade nas escolas? Espero bem que sim.
Mas é fácil! Quem de vós é capaz de arriscar e pôr em causa um método que pode ter importância significativa na segurança dos vossos filhos nas escolas e nas suas imediações? Pois que fale.
Eu já tenho a minha opinião formada à muito tempo. Todos estes métodos seriam preferencialmente escusados. Claro que sim. Se não estivesse em causa a segurança de pessoas e bens.
Mas está. Por isso para grandes males grandes remédios. Não tenho nada a esconder. Mas se gosto de privacidade. Claro. Mas existem milhões de locais onde haverá sempre privacidade. Porque afinal eu não gosto de muita coisa. Mas que remédio. Olha, não gosto de pagar impostos, por exemplo... e pago e não bufo.
Espero que a instalação de videovigilância nas escolas venha a provar ser uma medida que contribua para uma aumento de segurança das crianças. Para o bem delas. para o bem de todos nós, pais.

Fonte: Publico

Nota: desta vez estou descansado, pois quem me bate por causa deste tema está de barriga para o ar algures (Esposende) na costa Nortenha. :D

sábado, 21 de agosto de 2010

Quase que concordo com Jorge Sampaio

«O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, defendeu, esta sexta-feira, um «debate sério» sobre o uso do véu islâmico integral nos países ocidentais, designadamente nos países da União Europeia.»


Quase que concordo com ele. Mas a porra toda é que a democracia é uma moeda de duas faces. Discuta-se então o uso do véu integral (burka) em países ocidentais e ao mesmo tempo o livre uso de mini-saia nos países muçulmanos.

Pelo menos como prova de que também eles são um povo condescendente e respeitador dos usos e costumes do nossos países, os ditos ocidentais "opressores".

Nessa altura estarei também aberto a discutir o uso do véu integral. Até lá, não. A democracia é mesmo linda.

Ou será que qualquer dia não fazemos nada no ocidente que não esteja de acordo com os costumes do Islão?

Sempre ouvi dizer, desde miúdo, quem "em Roma, ser romano". E não podia concordar mais. E sempre funcionou...

Fonte: IOL Diário

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A atenção que gostaríamos de chamar para uma situação que nos diz respeito a todos

In Publico
Miguel Esteves Cardoso

Não aconselho a ninguém ouvir muitas horas de fóruns radiofónicos. As vozes na cabeça não se vão embora. Parece ter havido festa da grossa na sala mental onde iam as minhas palavras quando queriam estar à vontade.

Está irreconhecível. Os móveis estão todos virados e o chão está cheio de luxuosos vocábulos e de expressões da mais alta bitola, presidenciais até, que não sei como é cá vieram parar. Espalhado por esta balbúrdia há um granel de pás e porras, almas despejadas e sinceridades.

Quanto tempo me vai levar a limpar isto tudo? Pego num grande saco preto, visto as luvas e vou apanhando aqueles detritos todos. Mas, logo na segunda frase, detenho-me a examiná-la.

"Eu não acredito na crise: a crise somos nós que a fazemos."

Há aqui dois espectros em jogo: o espectro da confiança e o espectro da culpa. O primeiro depende de quanto se acredita no que "eles" (os que mandam neste país e enriqueceram à custa dele) dizem. A posição mais portuguesa é a do meio, porque nunca falha: "Desconfio que não seja bem assim..." Como nunca é bem assim, nunca se faz má figura. Se as coisas estão muito piores ou piores do que eles dizem, também funciona porque o "não ser bem assim" aguenta uma carga irónica tão pesada quanto convier.

O espectro da culpa depende do grau de culpa que se atribui a "eles". Aqui a posição mais portuguesa é radical, mas, ao mesmo tempo, assegura que não se venha a ser desmentido: "Minha é que não é, com certeza..." 



Passa por gracejo, mas, subentendida, há uma circunspecção: se calhar ele sabe quem são os culpados, mas prefere guardar segredo, por enquanto.

A frase "Eu não acredito na crise: a crise somos nós que a fazemos" acaba por ser duplamente desconfiada. Este português não só não acredita no que "eles" dizem (que há uma crise), como não acredita nos compatriotas que concordam que há uma crise e que a culpa é de "eles" e não deles.

A culpa da crise é de todos nós - parece um truísmo. Mas o ouvinte não acredita na crise. Só acredita na culpa por essa crise em que não acredita.
É por estes pensamentos originais que vale a pena ouvir os rádio-fóruns.

Como contra-exemplo, eis a opinião de um ouvinte que desconfia e culpa a cem por cento:

"Eu acho que, efectivamente, o Governo português não quer resolver a crise - quer é manter este clima agonizante."

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Touro - 40 | Palermas - 0

Um touro saltou mais de 10 metros sobre as bancadas de uma arena em Navarra, Espanha, e provocou 40 feridos, estando entre estes uma criança de 10 anos em estado grave internada nos cuidados intensivos.




Fonte: Sol

Nota: lamento os ferimentos em crianças, porque supostamente deviam ser protegidas pelos adultos responsáveis por elas.

Por favor! Alguém me explica o que se passa com este país?

In JN - 19 de Agosto
«O condutor que, anteontem, terça-feira, atropelou quatro jovens na Póvoa de Varzim e fugiu, foi detido pela GNR. Tem 19 anos  e acusou uma taxa de alcoolemia de 1,81 g/l de sangue. Fica sete meses sem carta e paga 490 euros de multa. Uma das vítimas está em coma.
O condutor fugiu do local, mas o acidente danificou o alarme do carro, que continuou a tocar durante a fuga. O barulho chamou à atenção de moradores da zona, que, apercebendo-se dos estragos no carro, tomaram nota da matrícula e alertaram logo as autoridades.
Entretanto, entre os acidentados – um rapaz e uma rapariga, de 15 anos, ele de Guimarães, ela de Aver-o-Mar – tiveram já alta do Hospital da Póvoa de Varzim, onde foram socorridos. Outra adolescente, também de 15 anos, está internada no Hospital de S. João, No Porto, onde permanece ainda um outro rapaz, de 16 anos, residente em Aver-o-Mar, em estado de coma.»


Fonte: JN

terça-feira, 17 de agosto de 2010

50 Anos

Fonte: JN

Bancos "a la mode"


O Bloco de Esquerda (BE) quer criar um banco público de terras para incentivar a agricultura e combater a desertificação do interior. 


Segundo um deputado do referido partido com esta medida pretende-se "... maior actividade agrícola, o cuidado das pessoas em relação à floresta aumenta e as matas tendencialmente estarão mais limpas, o que seria um contributo fundamental para a prevenção de incêndios". 


A Rua do Souto duvida do real objectivo da medida do bloco e acha mesmo que esta está ferida de morte, por eventuais conflitos de interesse.


Fonte: Publico

Até me doí a alma.

Aquela que é quanto a mim a paisagem mais bela de Portugal, o Gerês, não tem descanso das chamas à 7 dias. Muito do património ardido é de valor ecológico incalculável.

Gerês, Braga - Portugal







Será porque o hambúrguer trazia cebola?

Furiosa por não haver pedaços de frango panados para o pequeno-almoço, uma cliente do MacDonalds no Ohio, EUA, saiu do carro e agrediu a funcionária com socos, antes de partir o vidro do "drive-through". 



Perguntas que poucos fazem. Vale a pena os nosso soldados morrerem para levar liberdade a estes países? Será que eles querem?

Casal de adúlteros de 20 e 28 anos de idade apedrejados até à morte no passado Domingo no Afeganistão. Vale a pena morrerem tantos soldados na luta pela implementação da liberdade nestes países? Eu digo que não.


Fonte: DN

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Decreto-Lei n.º 156/2004 de 30 de Junho

Por muito que achem giro, por muito que sejam sinónimo de festejo pelo regresso dos nosso emigrantes, por muito que estejam associados às festividades religiosas da época, mais do que irritantes, são perigosos. E proibidos nesta época do ano. Não que isso em Portugal seja importante, mas que são, lá isso são.
E muito me entristece ir ao terraço e ver que por causa do fumo dos incêndios que lavram no concelho de Braga parte do dia já parece noite. E que morrem bombeiros, que lutam bombeiros, que arde património, que a floresta é devastada, que se gastam milhões no combate de incêndios. Mas tudo ao som de foguetes e fogos de artificio um pouco por todo o lado. E depois admiram-se que haja incêndios a iniciar-se de noite por mão criminosa. Bem são realmente responsabilidade de mãos criminosas. Daqueles que ignoram a lei, daqueles que fecham os olhos (mesmo sem tapar os ouvidos) e daqueles que, quais doutores da foguetada, o fazem explodir nos ares de dezenas das nossas terras.

Para quem anda cego e talvez surdo:

Pergunta ao Ministro da Agricultura

senhor ministro da agricultura (desculpe não dizer o seu nome, mas o ministro pode já ser outro quando terminar esta missiva), antes de dizer as parvoíces que fazem hoje, e farão nos próximos dias, a delicia da oposição, sabe responder-me quantos dos mais de 45 mil hectares de floresta que arderam em Portugal só nos últimos 30 dias pertencem ao Estado? Mas diga-me uma coisa, passou-lhe pela cabeça esta questão antes de fazer as afirmações ignóbeis que proferiu ou nem por isso? É que se porventura se questionou neste âmbito procurou com certeza resposta. Nesse caso fará a amabilidade de informar este cidadão eleitor, pagador de imposto e cumpridor da lei, qual a percentagem destas terras ardidas que pertence ao Estado, quem então expropriaria o Estado destas terras e a favor de quem reverteriam?

Mas também lhe adianto em forma de desabafo. Não sei se é melhor as terras serem privadas ou serem estatais. Pois a ideia que tenho, e pelo que se ouve e lê na imprensa, o Estado é muito pior do que todos os privados juntos. Quanto mais não seja porque exige que os outros cumpram o que ele próprio não faz.

Já se diz de S. Tomás, olha para o que diz e não para o que faz!...

Fontes: RTP, JN

HERÓIS!!!!




Não podia deixar de me associar ao H e à Raquel nesta homenagem. São, sem sombra de duvida, os heróis nacionais
Mas o pior de tudo, é que são desvalorizados e até esquecidos. Fazem o que podem e o que não podem com meios muitas vezes escassos ou caducos e, infelizmente, morrem alguns no processo. Que até eram voluntários e faziam isto por amor ao próximo.

Bem hajam. E que Deus vos proteja.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Oh filho da puta. Tás bom pá?!

«Tudo isto é ridículo» afirma Pinto da Costa à saída da FPF
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, divirtam-se como eu...


Fonte: Sic

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quando é que o Presidente preside?

«O Presidente da República é o Chefe do Estado. Assim, nos termos da Constituição, ele "representa a  República Portuguesa", "garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas" e é o Comandante Supremo das Forças Armadas.
Como garante do regular funcionamento das instituições democráticas tem como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa".

A legitimidade democrática que lhe é conferida através da eleição directa pelos portugueses é a explicação dos poderes formais e informais que a Constituição lhe reconhece, explícita ou implicitamente, e que os vários Presidentes da República têm utilizado.»

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Portugal...

... Só volta a ser um país tendencialmente civilizado quando alguém demitir o Procurador Geral da República.

Também é bom ser policia em Portugal!!!

Fico muito mais descansado ao saber que podemos contar com a ajuda de populares anónimos em Braga.
Ufff! Olha se precisássemos mesmo da policia! Bolas...


Fonte: obrigado pelo email R.S.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

É bom ser criminoso em Portugal

O homem que, na tarde de domingo, conduzia o automóvel que abalroou e matou um rapaz de 13 anos, em Fafe, fugindo de seguida, entregou-se na GNR no dia seguinte.
Tinha saído da cadeia há pouco tempo, não tem carta e o carro estava ilegal. Foi libertado.
No dia em que Luís Castro foi sepultado, na presença de mais de uma centena de familiares, amigos e conhecidos emocionados, o tribunal de Guimarães aplicou a A. Barros, de 36 anos, o homem que se pôs em fuga após o acidente que vitimou o rapaz, libertado pelo tribunal, sujeito à medida de coacção mais leve, o termo de identidade e residência.

Família perplexa
"Não se consegue perceber como é que um homem que não tem carta, que foge do local do acidente e que deixa uma criança a morrer pode ficar em liberdade".

Fonte: JN

Verão é Glamour. E Glamour não é Lili...



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mais uma "guloseima" para o Paulo

"Guloseima" para o Paulo

Já que gostas de ver lata amassada e carros a estraçalhar-se, deixo-te com este valente estouro que em nada fica atrás ao do Hirvonen, e com a particularidade de ser o tuga Francisco Carvalho.