quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

É com factura ou sem factura


Todos sabemos que a economia paralela existe, sempre existiu e tem tendência a aumentar. E  também, que é um dos motores da economia em qualquer país, desde que em proporções aceitáveis.
Mas em Portugal atingiu em 2009, 25% do PIB, ou seja, cerca de 40 mil milhões de Euros.
Também é previsível que a crise que ultrapassamos, bem como o aumento de impostos que se avizinha, venha ainda agravar mais este problema. As medidas impostas no OE de 2011 e das quais já se fala em excepções, não ajudam a que as pessoas sintam que a desigualdade é mais um factor justificativo para estes comportamentos.
Não se esqueçam que destes 40 mil milhões de euros da economia paralela, 8,4 mil milhões (só de 21% de IVA) faltaram nos cofres do estado. Não acredito também, que o combate à evasão fiscal venha a ter muito mais sucesso do que teve até à data.
Resta, aos outros 75%, continuar a carregar aos ombros todos aqueles que não cumprem as suas obrigações, todos os que se estão a borrifar para o próximo. E não querem saber que os impostos que as suas evasões deixam de fazer entra nos cofres do estado, são de alguma forma pagos por todos os outros.

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: