sexta-feira, 18 de junho de 2010

«Porquê?»

«Em Israel, de onde escrevo esta crónica, há uma interrogação em todos os rostos: Porquê? Porquê esta hostilidade crescente que frisa o ódio, esta condenação unânime e desproporcionada? Porquê este escrutínio obsessivo, esta criminalização permanente? Porque é tão ténue a fronteira entre a crítica política e o questionamento da sua legitimidade nacional? Porquê, apesar dos 1500 correspondentes internacionais e os mil enviados especiais por ano, a desinformação é permanente e devastadora? Porquê esta surdez colectiva, esta selectividade da memória, esta ideologização passional na relação com Israel?

«Os israelitas, e os judeus de uma forma geral, não são ingénuos. A história nunca lhes permitiu essa doce inocência. Sabem que não são anjos e são mais críticos e autocríticos do que qualquer outro povo do mundo. Basta abrir o jornal Ha"aretz, verdadeira instituição nacional fundada em 1918, para se ficar esclarecido: um criticismo demolidor inunda as suas páginas de opinião não poupando governos e políticas, exército ou agências de informação. A própria população discute asperamente todas as acções do seu governo. Reconhecem que a acção contra a flotilha foi desastrada, mas sabem que do lado israelita não havia nenhuma intenção nem vontade de violência, contrariamente aos membros do IHH turco, que iam para lá apenas com essa intenção. Questionam o bloqueio de Gaza, mas sabem que ele se destina a evitar a entrada de armas, não de alimentos. Contestam o seu sistema eleitoral de uma proporcionalidade que leva à impotência, mas também sabem que este foi instituído para que as inúmeras minorias do país, incluindo a árabe, tivessem voz representativa. Reconhecem que a força não resolve nenhum problema de fundo, mas que sem ela "não sobreviveríamos nem mesmo 24 horas", como afirma o escritor Amoz Oz, fundador do Movimento Paz Agora. E acima de tudo sabem que, apesar de todos os defeitos, são uma verdadeira democracia onde os dirigentes não se eternizam no poder durante toda a vida, onde funciona o Estado de direito, a separação de poderes e a liberdade. Normas e valores ocidentais que são os únicos a praticar no Médio Oriente.

«Por isso não entendem a hostilidade desse mesmo Ocidente, que criminaliza o bloqueio israelita, mas não tem uma palavra para o mesmo bloqueio por parte do Egipto (oportunamente levantado a 2 de Junho), agravado ainda com a construção em curso de um muro de aço subterrâneo de 9 km para impedir a construção de túneis; que alimenta a versão fantasiosa de uma política israelita deliberada de esfaimar a população de Gaza, quando diariamente Israel permite a passagem de 100 a 120 camiões de víveres, medicamentos e de material humanitário. Não entendem o silêncio da "comunidade internacional" face à implicação do Hamas no contrabando dos túneis e aos enormes lucros que mafiosamente daí retira; ou que os bens desviados por Israel para o porto de Ashod, aí apodreçam porque o Hamas se recusa a recebê-los. Os israelitas têm dificuldade em compreender como se pode falar de "punição colectiva" relativamente aos palestinianos e calar-se quando cineastas, escritores ou empresários israelitas são, colectivamente, alvo de censura e boicote não por serem o que são, mas por virem de onde vêm. Não entendem que a Cruz Vermelha venha juntar-se ao coro incriminatório contra Israel, mas nunca tenha denunciado publicamente o rapto e a detenção ilegal pelo Hamas de Guilad Shalit, incomunicável há quatro anos sem sequer se saber se está vivo ou morto.

«Mas o mais inadmissível para israelitas e judeus em todo o mundo é o silêncio face a comparações perversas e cheias de ódio entre Israel e a Alemanha nazi - símbolo do mal absoluto. É o silêncio face a afirmações de homens como Fidel Castro proclamando que "A cruz suástica de Hitler parece ser hoje a bandeira de Israel" - no próprio dia em que sai das suas masmorras um homem que os bons tratos de anos de encarceramento transformaram num esqueleto paraplégico. O que se passa com uma esquerda tão cheia de bons sentimentos, com tão serena consciência moral que não desdenha acolitar-se aos mais criminosos terroristas? Que se junta nos barcos "da liberdade" a cantar em coro "Israel partirá, Palestina vencerá"! Esqueceu o que foi o nazismo? O que se passa com uma Europa amnésica, exangue, que corre para o suicídio transida de medo? Será o pavor da ameaça muçulmana tão forte que a faz esquecer a sua história e os seus fundamentos? "Mais vale vermelhos do que mortos", era o grito de milhões de pacifistas europeus face à ameaça soviética nos anos 70 do século passado, em plena Guerra Fria. Voltámos a esse tempo, com outros actores e outras ameaças?

«Israel está fragilizado e tem certamente a sua parte de responsabilidade na situação a que se chegou. Mas o Estado hebraico é o único Estado do mundo ao qual nada se perdoa. Que está confrontado com algo que vai muito para além da crítica às suas políticas. É por isso que os israelitas sentem que, façam o que fizerem, serão sempre condenados pela "comunidade internacional". Com a impunidade dos seus 89 anos, a agora ex-jornalista da Casa Branca, Helen Thomas, disse alto o que muitos pensam em voz baixa: os israelitas que voltem para as suas casas. Para onde? Para a Alemanha, disse ela, ou Polónia... de onde há 70 anos atrás os queriam despachar para a Palestina. Antes de os transformarem em cinzas, claro...

«Comecei esta crónica com uma interrogação. Mas a resposta é óbvia. A história é uma grande mestra.»

Esther Mucznik
Investigadora em assuntos judaicos (esther.mucznik@netcabo.pt)
Público, 16/6/2010

Sem comentários: