terça-feira, 23 de março de 2010

Estava-se mesmo a ver!...

"Passos beneficiado com confronto entre Paulo Rangel e Aguiar-Branco

"Às vezes os últimos são os primeiros", respondia José Pedro Aguiar-Branco ao jornalista que o entrevistou quando chegou à RTP, faltava pouco mais de 15 minutos para o início do debate - estavam já presentes os outros três candidatos. Foi o último, é verdade, a falar na ordem estabelecida, mas marcou a discussão com aquilo a que Paulo Rangel chamou "um número mediático". Foi com números de assinaturas de militantes que se assinalou o primeiro momento alto que marcou a noite televisiva do PSD.

"A polémica surgiu a propósito da controvérsia à volta das assinaturas de militantes que Aguiar-Branco apresentou e foram recusadas como nulas pelo conselho de jurisdição.

"Aguiar-Branco citou uma notícia do fim-de-semana que indicava que "Rangel quer verificar assinaturas". A uma pergunta de Judite de Sousa sobre o PSD, respondeu que tinha de levantar uma questão prévia e apresentou as 2288 assinaturas em cima da mesa "para Paulo Rangel" poder confirmar.

"Como o Paulo Rangel queria verificar as assinaturas, trago aqui o duplicado de todas", insistia o presidente do grupo parlamentar laranja. O eurodeputado respondia: Aguiar-Branco "veio fazer um número mediático" mas "quem quer ser primeiro-ministro não vem brincar com estas coisas". Pedro Passos Coelho esfregava as mãos de contentamento com a discussão entre Rangel e Aguiar. "Tu conheces-me", repetia o eurodeputado para o líder parlamentar do PSD.

"O confronto entre os dois antigos aliados e membros da direcção de Manuela Ferreira Leite - Rangel por inerência, como líder parlamentar antes de Aguiar-Branco - servia as ambições de Passos Coelho, que se assumiu mais tarde já como "futuro presidente do PSD" a propósito do apoio "ao candidato natural" nas próximas presidenciais. Cavaco Silva, claro. (...)"

por Paulo Pinto Mascarenhas,
Publicado no "i" a 23 de Março de 2010

Sem comentários: