segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Caucasiano vem do Cáucaso


Apenas quero prestar um pequeno e insignificante esclarecimento sobre a etimologia de caucasiano que deve ter escapado a muita boa gente:

«O termo surgiu de antigos estudos feitos por estudiosos da craniologia, que consideraram que os crânios de pessoas que viviam no Cáucaso eram iguais (metricamente) aos de europeus, povos norte-africanos nativos (como os cabilas), alguns povos do subcontinente indiano e da Ásia Ocidental. O termo "raça caucasiana" foi criado pelo filósofo Christoph Meiners no século XVIII, mas só se popularizou no século XIX, com o nome de "Varietas Caucasia" pelo cientista e naturalista alemão Johann Friedrich Blumenbach, que pegou emprestado o termo de Meiners. Blumenbach definiu esta classificação racial baseando-se nas feições do crânio de povos caucasianos, similares as encontradas nos povos europeus. Da similaridade do crânio, Blumenbach formou a teoria de que as feições comuns a todos os europeus teriam surgido no Cáucaso.»

Espaço "Universidade Aberta", aqui na Rua do Souto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, os europeus são racialmente diferentes dos africanos subsarianos.

Rui Moreira disse...

dahhhh, e daí? alguém negou a existência de raças? negar a importância de uma coisa não é negar a coisa...

Rui Moreira disse...

Caro Sérgio, agradeço a lição da Universidade Aberta, mas gostava só de saber a fonte. Achei interessante a referência, no fundo, acho que todos suspeitávamos da existÊncia de uma relação qualquer, não sabíamos era a história. História engraçada para os que não gostam de pretos nem de gajos de leste ehehehehehe

Mas tenta lá arranjar-me a fonte, se faz favor...

Abraço

Anónimo disse...

"dahhhh, e daí? alguém negou a existência de raças? negar a importância de uma coisa não é negar a coisa..."

Eu ainda não consegui perceber as implicações deste artigo para o nacionalismo europeu. Deve ser defeito meu.

Anónimo disse...

E você nega a importância da coisa por puro dogmatismo ideológico.

Sérgio disse...

Foi um lapso da minha parte omitir a fonte, e por isso as minhas desculpas. O texto em questão foi retirado daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caucasiano
Contudo, e se precisarem de mais informações sobre o conteúdo podem sempre consultar as obras do antropólogo Johann Friedrich Blumenbach, já que foi por intemédio do estuda da sua obra que fiquei conhecedor do que expus. (a cadeira que tive de antrologia para alguma coisa tinha que servir) :)