segunda-feira, 12 de outubro de 2009

E agora, juntos por Braga ou nem por isso? E com ou sem Ricardo?

Nos últimos quatro anos havia dois "dados adquiridos" nas bandas da Coligação "Juntos por Braga": a primeira era a de que o Ricardo Rio tinha um projecto a oito anos; a segunda era a de que não fazia sentido voltar a haver coligação em 2013 se a direita perdesse em 2009.

Ora, tendo em conta que a Coligação perdeu em 2009 e que o projecto liderado por Ricardo Rio faz oito anos em 2013, julgo que as questões do momento à direita do PS bracarense são: e agora, juntos por Braga ou nem por isso? E ainda: Com ou sem Ricardo ao leme?


Nota: é óbvio que acho que Ricardo Rio, por tudo o que fez nestes quatro anos (e foi mais do que qualquer outra pessoa nos 33 anos que antecederam), é um excelente candidato em 2013, quer pelo PSD, quer em Coligação. Não sei é se ele está para aí virado...

6 comentários:

Nuno disse...

A primeira faria sentido considerar o projecto se ele começasse. Ao perder, nem chegou a começar, daí o contador estar no zero.

A segunda... Porque não fazer coligação? Deixou de fazer sentido? Vamos dar o ouro ao bandido?

Na minha opinião, faz mais sentido do que nunca!

Impõe-se um compasso de espera, temos que ver os estragos que uma derrota sempre causa e arrumar a casa. Mas atenção, muita atenção! Nós perdemos, mas temos razão! A nossa política é melhor e mais competente. Estou sinceramente convencido disso. Portanto, vamos à luta.

E penso que a população de Braga nos vai dar razão.

O resto é folclore!

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramiro Brito disse...

Meu caro Nuno,

Como militante activo de CDS que és, deves também preocupar-te com a sustentabilidade do partido no concelho. Estas eleições já foram mais personalizadas no PSD do que nunca, quer pela inércia do CDS, quer pela tendência natural que os laranjinhas sempre tiveram em confundir Coligação com PSD. Esta tendência, enquanto tive responsabilidades nisso, tentei sempre contrariar. Aliás, este ano, no debate da RTPN o Ricardo Rio referiu-se várias vezes á candidatura como PSD.
Na minha opinião, se o CDS em 2013 for em coligação, está a aniquilar-se politicamente, porque vai ser ainda mais absorvido pelo PSD.
Claro que isto coloca um grande problema ao CDS de hoje...que candidato? Rocha? Dr. Oliveira? Carlos Neves? Peixoto? ou o Henrique de cabreiros, que nem a sua própria freguesia ganha? De facto é um enorme vazio. Cabe aos militantes do partido pensarem bem no que foi esta campanha e tentarem descobrir nela o CDS. 2013...que futuro? Sozinhos pela sobrevivência e afirmação, ou juntos pelo tacho e o emprego?

Marta Ferreira disse...

Ó Nuno,

"Vamos dar o ouro ao bandido?"? Concordo que Braga seja "ouro", mas não estou a ver quem seja o "bandido"... :)

Pessoalmente não tenho nada contra coligações, e fazem sentido... quando há identificação ideológica, quando os partidos não perdem o seu carácter e especificidade, quando existe um projecto participado, quando não se trata apenas de aproveitamento para conseguir uma nesga de poder...

"A nossa política é melhor e mais competente". Esperava mesmo que depois do resultado das eleições se tivessem deixado dessas coisas da presunção e do festejo de vitórias antecipadas...

Se houve participação do CDS ou do PPM na coligação que foi a votos contra o PS no passado domingo, ninguém reparou. A participação do CDS nesta coligação (que noutros tempos marcava posição), foi tão discreta quanto a do PPM (que ainda ganhou a freguesia)...
Estou curiosa para ver como se comportam na AM. Terão ideias próprias ou terão sido aborvidos pela onda idolátrica do culto a Ricardo Rio? ;)

Nuno disse...

Braga como está, está mal.

Daí a legítima defesa das nossas políticas (sem presunção, mas com verdade).

Quanto ao PP - na Coligação e na AM - a questão deve ser respondida pelos seus dirigentes locais (são eles os responsáveis pelas estratégias do partido).

Nuno disse...

"Onda idolátrica do culto a Ricardo Rio?" Por favor, não! Não entro em histerias...