sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mágico Braga Líder


Pois é: "ABRAM ALAS AO LÍDER!". Cinco jornadas volvidas na principal liga de futebol do nosso país e o líder isolado, desde a primeira jornada, é o "nosso" Braga! Aquele que é o nosso grande mandatário para o turismo! Com as Estorinhas das Autárquicas este marco, do maior representante da nossa cidade, tem passado um pouco ao lado, ou será já normal para o quotidiano dos nossos concidadãos? Longe vai o tempo em que um apuramento para uma competição da UEFA, era alvo de regozijo e satisfação para uma celebração interminável. Agora, um apuramento, é comum "saímos" do estádio e "dizemos" "Oba! Oba! Taça UEFA!...". Pois é, o "nosso"clube atingiu um patamar do qual já não se consegue descer, pois atrás vive o precipício, que é nada mais nada menos que o nosso passado, do qual muitos ainda se orgulham pois as dificuldades eram outras e os êxitos não eram menores, dada a escala. Desde já deixo aqui o meu apreço a esses colaboradores anónimos pelo que hoje ajudaram a construir. Mas isso, um dia mais tarde, talvez me alongarei...voltemos ao presente! "Vivemos" um presente com um misto de emoção, esperança e bairrismo, pois temos um clube capaz do qual nos podemos orgulhar e vibrar, temos jogadores, temos estruturas, estamos a construir outras e a projectar outras, finalmente começamos a ter um clube à medida da cidade: dínâmico e jovem (apesar dos quase 89 anos!), já todos almejam por títulos, participações na Champions, taças internas! No entanto, a sorte (ou não só!) tem sido madrasta e falta sempre aquilo "bocadinho assim" para "explodirmos" de alegria e "invadirmos" de alegria a nossa cidade. Este ano, está a começar bem...e, como em todos os anos, o país augura por mais candidatos ao título, porém quando o candidato fica Candidato, todas as vozes o querem derrubar, sejam eles dirigentes, associações, Comunicação Social, árbitros e até...outros clubes ditos "pequenos"(!!!). Irá a cidade aliar-se (mais!) a esta luta ou continuaremos a ser uns pobertanos de espírito e torcer pelos clubes das Tripas ou das Circulares da capital? "Vamos" todos numa só voz gritar um hino já perpetuado: "Todos querem derrubar-te, mas tua gente não quer...Braga! Braga! Braga vamos para a frente!". E tu vens fazer parte desta (tua) gente? Ou vais ficar "Ah e tal, o Mesquita construiu um estádio caro e com fracas acessibilidades e é frio à noite, e tem espinhas, e tem osso, e tem côdea...". Metámos politiquices e ideais de lado e vamos viver o clube que respira a nossa cidade!
Esta jornada, até se pode perder a liderança para as gaivotas, mas continuarei a sentir o mesmo orgulho...e parafraseando um grande comparsa "Quem não sente, não entende..." . Não queremos ser mais do que ninguém, apenas melhores...

P.S. - Quando falei na 1ª pessoa do plural coloquei diversas vezes aspas pois não sei se o leitor se revê neste grupo, qualquer coincidência com a realidade é mera coincidência!

4 comentários:

Ramiro Brito disse...

Gostei desse vermelhão... sou mais de vermelho águia... mas antes esse que azul!!!

Rui Moreira disse...

Completamente de acordo, mas com duas achegas que, parece-me, mereciam um comentário mais a fundo do nosso braguista de serviço: 1. Esta evolução é estrutural ou é só uma fase boa? 2. Que eu saiba, o que interessa é ficar em primeiro no fim do campeonato, não no início. Saudações leoninas :)

Nuno Sá disse...

Caro Ramiro:
Nunca confundas vermelho com encarnado do qual a gaivota se veste...

Estimado Rui:
Essa questão seria pretinente há 3/4 anos quando ainda se manifestava alguma indefinição quanto ao futuro e auto-sustentabilidade do clube! Agora, o clube orgulha-se de ser o que tem menor passivo e com um activo cada mais rico. Os ordenados estão em dia, o rigor financeiro é tremendo e é agora um clube gerido por profissionais, já não é o crinhoso "Braguinha" que muitos apelidavam. A cidade possui uma boas estrturas desportivas, às quais se vão juntar as piscinas olímpicas (em construção), o pavilhão multiusos em projecto e a Academia para o futebol que ainda está a sair do papel! Até pode não ficar em primeiro, não discuto isso, porque o sistema vai ser a nosso adversário mais difícil! Como referi, não queremos ser "mais GRANDES" apenas melhores ;)
Saudações braguistas

Rui Moreira disse...

ok, não contesto essa ambição, mas não achas que o boavista foi um modelo de gestão muito antes do Braga e aparentemente com muito mais consistência? e esse "activo cada vez mais rico", tens a certeza que é do clube? É que o património não é do clube e os jogadores são um activo do mais volátil que há. Eu temo que o Braga possa estar a crescer com pés de barro, mas quem sou eu para me pronunciar sobre isto? Apenas me limito a perguntar pq já vi outros casos de "gestões modelo" a ruirem porque deram passos mairoes do que as pernas, porque os presidentes forma embora, etc.