quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Com o slogan Braga é Gente...Miguel Brito, candidato do Movimento Partido da Terra, quer combater Braga de Betão

Parece que não foi só Cavaco quem falou urbi et orbi. Fiquei a saber pela Antena Minho que Miguel Brito também falou à gente da cidade. Aqui vai a notícia:

"Com o slogan Braga é Gente...Miguel Brito, candidato do Movimento Partido da Terra, quer combater Braga de Betão.

30-09-2009

O candidato à Câmara de Braga pelo Movimento Partido da Terra, Miguel Brito, apresentou ontem o seu programa eleitoral.
Antigo vereador do CDS e da Coligação Juntos por Braga, Miguel Brito defendeu a criação de um corredor verde na cidade que ligue o Monte do Picoto aos Peões.
Revelando preocupações ambientalistas e de defesa do patrimonio...o candidato à Câmara de Braga, Miguel Brito quer uma cidade mais aberta aos cidadãos, com mobilidade e com um centro historico mais participado.
Nesse sentido, Brito reivindicou que o edificio da Rua do Castelo, outrora doado pela Câmara de Braga à Univerisdade do Minho, seja devolvido á autarquia. "


Já agora, gente d'aquém e d'além blogue, e no seguimento das nossas últimas conversas, o que me têm a dizer sobre as potencialidades do edifício da Rua do Castelo como "âncora de gente" no centro histórico de Braga?

16 comentários:

Paulo Novais disse...

Meu caro Rui. Estas coisas da "exterioridade" tem estes reflexos. Tens que ouvir rádio e ler jornais para nos acompanhar.

Hehehe

Rui Moreira disse...

lolol mas fui o primeiro a postar no blogue, até julguei que tivesse sido o primeiro a saber ehhehe

Marta Ferreira disse...

Eheh... Daqui a pouco vem um a dizer que só se passarem carros lá pelo meio. Entravam pela Rua do Souto e saíam pelo Jardim de Sta Bárbara. :P
Ninguém vos percebe.

Rui Moreira disse...

Marta, não sei se sabes, nem sei se estás habituada a estas coisas, mas aqui no Rua do Souto não há carneiros.

Aliás, sobre esse tema deu para paerceber que entre mim, o Paulo, o Nuno e o Sérgio, cada um tem as suas ideias e são todas diferentes.

E até te digo mais, nós aqui nem sequer apoiamos todos o mesmo candidato :D

Se leres a declaração de princípios do blogue, mesmo junto ao cabeçalho, por certo perceberás que esse texto está lá por algum motivo.

Dito isto, eu espero que o Nuno, que é um ilustríssimo militante do CDS e candidato á Assembleia Municipal pela Coligação Junots por Braga, venha aqui dizer-nos o que pensa sobre o assunto, e cá estaremos para debater os carros, os túneis e até os tróleis da URSS se tu quiseres. Nunca saí mais pobre de um debate feito aqui, não ia ser agora :)

E tu, o que achas sobre as potencialidades do Edifício da rua do Castelo. Não te parece um crime o abandono a que foi votado? não achas que havia muita coisa gira que se podia fazer ali? Tens alguma ideia que queiras partilhar connosco?

Gostava de te ouvir (ler) sobre o assunto.

um abraço,
Rui

Sérgio disse...

Admito que ainda não amadureci uma ideia sobre esse imóvel. Tenho alguns pensamentos avulsos, mas nada de estruturado. Mas agora que veio à baila, veio-me logo à ideia um comentário nosso que aquilo dava uma grande disco :) Contudo, e falando mais a sério, recordo-me de uma "fantasia" no nosso caríssimo Nuno: A Loja das Ideias. Não sei se Braga actualmente tem "mercado" para tal, mas que o espaço se adequa... é um facto.
Rui, e essa que na "Rua do Souto não há carneiros", não é bem assim!... Pensa melhor, e diz-me se, pelo menos, não há um. eheheheheheheh

Rui Moreira disse...

Euuu lolololol, mas só de signo :D

Nuno, o desafio do Sérgio é o meu: uma Loja das Ideias no edifício da Rua do Castelo, achas que
e melhor isso ou uma "disco"? :)

Nuno disse...

Há um pormenor irritante a inviabilizar essa ideia: é importante que a Loja das Ideias seja instalada num edifício contemporâneo (e não velhote como aquele).

Porquê?

Porque a Loja das Ideias serve, entre outras, pessoas fragilizadas,desempregadas e com necessidades de formação. Muitos desses casos serão os de pessoas que não guardam saudades das suas passagens pelas escolas. Ora aquele edifício faz lembrar uma escola antiga (que foi e é) e, portanto, tenderia a afastar as pessoas que queremos servir e atrair...

Nuno disse...

"Fantasia", Sérgio?

Estou tramado contigo!...

Rui Moreira disse...

entre aspas, digo eu ;)

Rui Moreira disse...

Nuno, e então? Achas que era importante fazer alguma coisa ali? Se sim, o quê? Alguma ideia?

Sérgio disse...

Nuno:

Quando digo "fantasia" quero dizer sonho. E como diz o poeta, "o sonho comanda a vida". Não te chateies comigo por causa disso... :) Foi com a melhor das intenções que disse aquilo daquela forma.

Relativamente à argumentação que aquele prédio não serve pelo facto de ser "velhote", e que tenderia a afastar as pessoas pelo facto de o edifício lembrar uma escola, o argumento que usas, desculpa, mas não me convence. A minha sensibilidade orienta-me precisamente para o contrário do que dizes. Pelo facto de o prédio ser antigo, ter aquele aspecto palace-like e parecer uma escola, isso pode ser usado para atrair, já que se pode potencializar essas características e estimular o imaginário dessas pessoas “fragilizadas, desempregadas e com necessidade de formação”. O que repele as pessoas da escola (sendo que a Loja das Ideias não é uma escola) não são os imóveis, mas sim as pessoas.

Se me disseres que não serve pelo facto de não ser funcional, ok. Acredito. Embora, independentemente do fim, estará sujeito, forçosamente, a uma requalificação. Tudo depende, sobretudo, do investimento, e da arte e engenho do arquitecto :) O facto de ter um "embrulho" antigo, o "recheio" pode ser contemporâneo. Certo?

Nuno disse...

O sítio é de luxo e, portanto, tem muitas potencialidades.

Penso que uma possibilidade seria a dum equipamento cultural (a cinemateca, por exemplo).

Nuno disse...

Quanto à Loja das Ideias e sua não recomendação para aquele edifício, a conclusão foi tirada dum estudo cuidado feito em Londres.

Todas as Lojas - que já devem ser umas 10 - têm enorme sucesso, com visitas, por cada uma, de 500 a 700.000 pessoas e todas em edifícios feitos de raiz e de arquitectura muito contemporânea.

Nuno disse...

Ainda bem que os sonhos (duma cidade melhor) nos continuam a ligar.

Como diria o Rui, o angolano: Sérgio, estamos juntos!

Um abraço para ti e para todos!

(Agora vou fazer campanha para a doçaria S. Vicente, um lugar doce portanto - sinto a vossa falta, mas vocês seguiram outro caminho...)

Rui Moreira disse...

Nuuunoooo

Manda um docinho por DHL :)


Abraço, e ... "may the force be with you" ;)

Estamos juntos, meu camba!

Nuno disse...

O doce vai a caminho!

Para comemorar a vitória do RRio no dia 11...

...Estamos juntos, mano!