segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Há medo?

Hoje foi chamado ao tribunal o mandatário da candidatura do Dr. Miguel Brito ás autárquicas 2009 afim de lhe ser comunicada a aprovação e aceitação das listas. Após um processo atribulado pelo amadorismo típico de quem está mais habituado á acção política em si do que á acção político-administrativa, os erros foram corrigidos, os lapsos rectificados e agora sim é liquido que Miguel Brito avança para o combate autárquico. Agosto foi rico em noticias sobre o tema, umas mais verdadeiras que outras, e até o inédito aconteceu, ou por outra, o inédito foi tornado publico, porque acontecer acontece muitas vezes em várias candidaturas... mas só porque acontece não significa que esteja certo... aqui se assume que não foi o mais correcto e poderia ter sido mais simples, não fosse a impetuosidade típica da independência de quem quer contribuir para o combate democrático com elementos novos, trazendo para a campanha aquilo que em toda a história de Braga nunca aconteceu... uma campanha livre que pensa a cidade pela sua gente, pelas suas necessidades e nunca por este ou aquele interesse ou constrangimento. 
Feito este ponto de ordem, não posso deixar de relatar um facto de todo surpreendente. Chegado ao tribunal para tomar conhecimento da decisão do juiz, o mandatário da candidatura encontra o Presidente da Concelhia do CDS de Braga e número dois da Coligação Juntos por Braga, acompanhado pelo deputado solitário do partido na Assembleia Municipal de Braga a tentarem consultar aquilo que de consulta pública se trata, como objectivo de interferir no processo para que a candidatura não fosse aceite ou se deparasse com mais dificuldade. Certo é que este direito lhes assiste como cidadão e membros de outra candidatura, mas também é correcto dizer que se esperava um pouco mais... talvez fazer política para ganharem a Câmara Municipal de Braga ao Eng. Mesquita Machado em vez de estarem preocupados com uma candidatura que joga claramente outro campeonato e que ainda por cima nunca se mostrou hostil á coligação, bem pelo contrário. É caso para perguntar: Há medo? eu dou uma dica... façam política, apresentem ideias, mostrem que são capazes de ocupar os poleiros que tanto ambicionam... e para um elemento em particular permitam-me uma "private"... a gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano...

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Ramiro. Mas afinal quem é o presidente do CDS???? Existe em Braga CDS???? Falemos sério! Eles querem é um emprego pago por todos nós. Isto deve ser dito de forma clara. Eles que mostrem os seus currículos, as suas competências, as várias valências das sua acções. É tudo uma treta... Vejam quantas intervenções teve o tal "Rocha dos Transportes" na Assembleia Municipal de Braga entre 1997 e 2001....ZERO!

Anónimo disse...

Eu acho que eles estavam lá a falsificar assinaturas de candidatos...

Anónimo disse...

olha o dedal!

Anónimo disse...

Uma explicação sobre a tal assinatura era obrigatória.
Uma explicação haverá. Quem teria feito o convite? Foi feito o convite? Foi aceite? A assinatura é do próprio? O próprio mente? Terá po próprio falsificado a sua assinatura de forma deliberada? Digam qualquer coisa ou calem-se por vergonha. Há responsabilidades no processo e não se esconda no "amadorismo típico de quem está mais habituado á acção política em si do que á acção político-administrativa".
Se foi só o CDS a consultar o processo eu acho mal. Todas as outras listas deviam ter consultado, porque se não explicam a assinatura ficam sobre suspeita.

Ramiro Brito disse...

Meu caro amigo que quase aposto quem seja, apesar de se esconder atrás do anonimato... devo dizer-lhe que vergonha não a temos quando corrigimos os erros do processo. Mais lhe digo que por muito que lhe custe a candidatura foi viabilizada PONTO FINAL. Por muito que queira dar espectáculo o CDS não se sobrepõe ao Juiz. Mas mais lhe devo dizer... já que tantas explicações procura, o CDS também poderia explicar porque teve um dirigente concelhio demissionário no primeiro mês de mandato, acusando a actual concelhia e a CPN do partido de lhe ter dado indicações para proceder á refiliação no concelho, excluindo os nomes manifestamente apoiantes do Miguel Brito. Esse dirigente e militante antigo tem um nome Alberto Teixeira... e esta chapelada tem três rostos João Almeida, Nuno Melo e Manuel Rocha... por isso, antes de atirarem pedras, arranjem o telhado!!!

Anónimo disse...

Anda muito enganado sobre mim, porque nos desconhecemos mutuamente. A mim não me interessam as maldades no CDS-PP. Eu nunca votei e nunva votarei PP (ou CDS). Eu quero lá saber dos telhados dos outros. Eu até não me importava de mandar umas pedras para partir algumas telhas nesse telhado.
A verdade é que nada diz sobre a assinatura. Sendo que isso é que me interessa. Se é o mandatário devia estar mais preocupado com o processo pelo qual assumiu responsabilidade.
Parece-me é que não mediu bem onde se meteu e não sabe encontrar respostas para as minhas perguntas. Ainda que desconfie quem saiba onde perguntar.
Se não quiser responder, não responda. Braga inteira sabe a resposta.

Ramiro Brito disse...

Boa tarde caro anónimo. Peço desculpa por ter feito um juízo errado da sua identidade mas compreenda que as semelhanças são muitas e o anonimato tem destas coisas... Quanto á minha condição devo chamar-lhe á atenção para o facto de eu não ser o mandatário da candidatura pelo que lhe aconselho uma leitura mais atenta das notícias que vão circulando. No que diz respeito á questão da assinatura devo responder-lhe tal como já o fiz... houve um lapso que foi regularizado e a pessoa em questão assinou os documentos que certificavam a sua candidatura... como disse no post anterior... a candidatura foi aceite PONTO FINAL. Se vossa excia. quer centralizar o debate política numa situação que foi esclarecida e rectificada junto de quem de direito (o tribunal) faça-o sozinho, quanto a nós, iremos falar de Braga. Até lhe digo que vossa excia parece mais preocupado com o facto de haver candidatura e tem medo daquilo que a mesma possa fazer em termos de debate político que é, no final de contas, o que interessa... já agora deixo-lhe aqui um ditado "quem tem medo compra um cão".
Mais uma vez peço desculpa por o ter relacionado com uma pessoa que conheço... mas dado o anonimato, permita-me continuar a dizer que até prova em contrário... não me parece que esteja equivocado...

Abraço

Anónimo disse...

De facto li mal e julguei-o mandatário. Engana-se sobre a minha preocupação com a candidatura de Miguel Brito. Novamente lhe digo que sou um eleitor de Braga que nada tem a ver com as guerras do PP/CDS, não se confunda.
Par que fique claro, a 11 de Outubro votarei na última oportunidade de derrotar Mesquita Machado. Tenho convicções sobre o que desejo para a minha cidade. Quero aproveitar esta oportunidade.
Quanto à candidatura de Miguel Brito se está confortável com ela, ou até na mesma, assim seja. Quanto ao argumento do medo não sei o que lhe diga. Eu já tinha admirado o argumento do "amadorismo típico de quem está mais habituado á acção política em si do que á acção político-administrativa" para explicar a incapacidade de apresentar uma candidatura. É que Miguel Brito já foi por duas vezes candidato à CMB o que faz dele um experiente e não um amador.
"Quem tem medo compra um cão"? Não necessariamente. VExa não estará distraído de outras possibilidades? Por exemplo, o dizem que o PS Bracarense foi muito mais imaginativo.
Não precisa de me pedir desculpa relativamente a nada. A mim só me interessava dizer-lhe que não me conhecia e de facto não nos conhecemos. Mais ainda quando pelos vistos me confunde com um seu conhecido. Confiando que não se dá com más companhias, certamente que tal confusão não me seria ofensiva.
Não tenho uma conta google por opção e convicção e não me escondo no anonimato para ofender. Da mesma forma não acredito que tenha que ter sempre a última palavra e não me esgotarei em respostas e contras respostas. As duas vezes foram excepção. A primeira para lhe informar sobre a confusão de identidades, a segunda para me retratar sobre a minha própria confusão de o julgar mandatário.

Igual abraço, já que vem por bem.