sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Provedor do leitor - declaração para memória futura

Algures num post aí abaixo eu dizia que o Ricardo Rio continuava a ser o rosto da mudança em Braga, apesar da possibilidade de poder levar na lista "um ou dois emplastros do CDS que ninguém conhece". Foi esta a minha expressão.

Ora, na caixa de comentários do respectivo post, o leitor e amigo Nuno Dias disse o que pensava sobre o que eu tinha escrito, ao que respondi, renovando o convite que lhe fiz para se juntar ao Rua do Souto. A resposta do Nuno Dias foi a seguinte:

«Antes bloguista do que bloquista!...
Ainda assim... fico na dúvida se aceitam "emplastros desconhecidos"...»

Ora,

ALTO E PÁRA O BAILE!!

O Arquitecto Nuno Oliveira Dias, militante do CDS e democrata-cristão do mais puro que conheci na vida, não é uma pessoa qualquer. Os que puderam acompanhar mais de perto a sua ligação ao CDS de Braga ficaram a conhecê-lo pelo sua vontade de implementar em Braga uma Loja das Ideias, pelo seu ante-projecto de requalificação do Largo Carlos Amarante, pela sua ligação ao voluntariado, pelas tertúlias da Cidade Transparente, pelas suas ideias para a habitação social, pelo seu plano para uma segunda circular de Braga (uma circular externa para o concelho, com a possibilidade de, a partir daí, a cidade poder definir novas zonas de expansão urbana com a qualidade que faltou nos últimos trinta anos). Mas também pela inteligência, pela simpatia, pela honestidade a toda a prova, pela educação, pela disponibilidade e, sobretudo, pela vontade de estudar os bons exemplos. O Nuno andava sempre à procura do que de melhor se fazia e faz no mundo, em matéria de política de cidades.

Após as polémicas eleições na concelhia do CDS, o Nuno foi dos que, legitimamente, optou por ficar e colaborar com a concelhia. Está de corpo e alma com o CDS e com a Coligação Juntos por Braga. Uns saíram ou vão andar por aí, outros saíram mesmo, outros ainda ficaram, mas ficaram zangados. O Nuno (e não só), ficou e seguiu em frente. Boa sorte, amigos na mesma.

Dito isto, fica o seguinte esclarecimento: quando dei a entender que o CDS pode indicar um "emplastro desconhecido" para a vereação, talvez tenha utilizado um excesso de linguagem, mas a minha intenção foi, sobretudo, a de dar um palpite. Não me parece que no actual CDS de Braga haja a capacidade de escolher alguém como o Nuno para a vereação (por outro lado, aposto que o Ricardo Rio dava pulos de alegria se soubesse, por exemplo, que o Nuno ia ser seu número dois - ou três, não sei como foram essas negociações - na Câmara). Se tivesse que apostar, e conhecendo-os como os conheço, apostava num "emplastro".

No entanto, e para memória futura, deixo aqui uma promessa. Se o Nuno vier a ser indicado pelo CDS para um lugar elegível nas listas da Coligação Juntos por Braga para a Câmara Municipal de Braga eu escrevo e repito 100 vezes neste blogue:

"EU, RUI ÂNGELO NOVAIS MARADO MOREIRA, ENGANEI-ME REDONDAMENTE. O PRESIDENTE DA CONCELHIA DO CDS É MUITO MELHOR DO QUE EU PENSAVA. AS MINHAS SINCERAS DESCULPAS"

100 vezes!

Promessa é dívida.

12 comentários:

Paulo Novais disse...

Caro Rui
Já disse o Nuno e muito bem, o sol dos trópicos não te anda a fazer nada mal.
Bem, pelo que acabei de ler, muito antes pelo contrário (será que se o presidente da concelhia aí for estar contigo uns dias adianta?).

Não podia estar mais de acordo contigo. Se existe alguém merecedor de semelhante confiança é o Nuno Oliveira Dias.

A dormir o Nuno vale mais do que muitos que lá estão depois de uma "overdose" de cafeína.

Por isso subscrevo a tua penalidade e subscrevo.

Aliás até adianto mais.

Se tal acontecer eu escrevo 200 vezes no blogue:

EU, ANTÓNIO PAULO GUIMARÃES NOVAIS VALE SOU TESTEMUNHA QUE O RUI ÂNGELO NOVAIS MARADO MOREIRA, SE ENGANOU REDONDAMENTE. O PRESIDENTE DA CONCELHIA DO CDS É MUITO MELHOR DO QUE ELE PENSAVA. POR ISSO ELE (RUI) PEDE DESCULPAS.

Aguentas tu com a fava porque nem que ele convidasse o Miguel Brito para vereador eu lhe pediria desculpa.

Paulo Novais disse...

Agora depois de dito a brincar o que penso a sério, vamos lá descambar!!

Grandes TOMATES Rui.

Pedirias desculpa ao "emplastro", quero dizer, ao presidente da concelhia?

O Nuno Oliveira Dias tem que ser mesmo muito bom.

Rui Moreira disse...

Pedia, e digo mais: até era capaz de ser sincero :)

Democrata e Cristão disse...

Ora aí está um raciocínio totalmente enviezado...

Segundo li, nos termos do acordo que já vem dos anos anteriores, o CDS tem lugar a indicar o 2º e o 6º Vereador, que, por força da Lei da Paridade, até é uma Vereadora.

A não ser que se sugira uma operação cirúrgica ao Arquitecto Nuno (que é de facto do melhor que o CDS tem), para ele ser indicado para um lugar elegível teria que ir em nº 2.
Ora, isto é algo que não me parece provável que o Manuel Rocha faça, como seguramente o Miguel Brito também não faria (com o apoio do Rui Moreira e do Paulo Novais).

Não se desvalorize o "emplastro" a compará-lo com alguém que CDS de Braga algum iria indicar para lugar elegível na lista do Ricardo Rio.

Compare-se, pois, o que é comparável: o "emplastro" com o "enorme capital político" e o "negativo capital financeiro e de credibilidade" de Miguel Brito.

E aí, quem gostar de gente séria e honesta, fará a mesma escolha que os militantes do CDS de Braga...

Paulo Novais disse...

Caro anónimo (15:17)

Pelo que percebi, pela lei da Paridade o CDS/PP de Braga vai nomear para 6º lugar da lista da Coligação uma vereadora.
De louvar.
Acho também que o Nuno Dias se importaria de fazer a tal operação. Já não sei o "emplastro"?...
Registo também as suas certezas. Sim, pois ao que se deduz da sua escrita, não só está muito a par do que a actual concelhia faz, como também o que fariam as anteriores. Tirem conclusões...
Já agora um conselho (de graça, só pela visita ao blogue).
Se quer comparar o "emplastro" a alguém ou alguma coisa, que tal a um títere?
Talvez seja mais apropriado.
De qualquer forma, continuamos a tomar nota da vossa preocupação. Com o por cá se pensa e escreve. Afinal, se calhar até devem...


Oh Ruuiiiiii... já não tens que te preocupar mais com cumprir essa penitência parva...

Rui Moreira disse...

Caro Democrata e Cristão:

O Nuno é do melhor que o CDS tem, mas é óbvio que o presidente da concelhia do CDS nem lhe passa pela cabeça escolhê-lo para vereador porque... depreendo das suas palavras que a razão é a de que o presidente da concelhia deverá escolher-se... a ele próprio. É capaz, ao menos assim nos próximos anos todos ficariámos a saber quem ele é, o que faz e o que traz por Braga :)

Mas, com um raciocínio desses (do género "ah e tal o Nuno é o melhor mas é óbvio que o partido não deve sequer pensar em escolhê-lo") faça lá o favor de dobrar a língua antes de vir falar da minha "lógica enviesada", pode ser?

Já agora, e por falar em lógicas enviesadas, vejo que o Democrata e Cristão está muito por dentro da vida do CDS de Braga (até sabe o nome do presidente e tudo)... Mas olhe que ainda está verdinho. Vou-lhe contar uma história:

Era uma vez um Presidente Concelhio de um partido que não tinha vereador na Câmara. Esse Presidente era relativamente desconhecido na cidade, mas era um tipo inteligente, com bom senso e não precisava daquilo para nada. E, sobretudo, tinha alguma noção das coisas.

Quando chegou à altura de escolher um candidato, ele escolheu - veja lá o raciocínio enviesado do homem - um jovem que se vinha destacando por ser "do melhor que havia no CDS".

E ´não é que o miúdo lá recuperou o lugar?

O presidente concelhio de que falo era o Dr. José Manuel Gonçalves de Oliveira e o escolhido foi... pois, foi o Miguel Brito.

Cumprimentos e volte sempre

P.S. - De notar que hoje foi o Democrata Cristão - e não eu - que chamou "emplastro" ao dito :)

Rui Moreira disse...

Ah, obviamente, eu não consigo comparar duas pessoas quando uma delas me aparece à frente três vezes em dez anos. Essa, como é evidente, não a conheço, não sei o que pensa. Se, ainda por cima, essa pessoa faz a politica do macaquinho - não fala, não ouve, não vê - então é que não posso mesmo comparar.

Nuno disse...

Caro amigo,
obrigado pelo exagerado elogio!Tenho a certeza de que podes dar mais do que eu à Câmara de Braga.

Paulo Novais disse...

Para registo,

Quem chamou "emplastro" e "lastro" fui eu.
Pois claro. Imagine-se que esta concelhia está em funções desde meados de Dezembro de 2008 (com direito a jantarada e tudo; para estas coisas o partido já tem dinheiro para a concelhia) e até hoje?
Nada, népia, zero.
Há!!!!! Mas a sede está aberta aos Sábados das 10h ás 12h. Pasme-se...

O que me admiro em tudo isto, é de os restantes parceiros da coligação, pacificamente aceitarem uma situação em que um não passa de simples "lastro" (cá está, sou eu que sou o mauzinho) e até agora, que transpareça para a opinião publica (e mesmo sem transparecer, pois eles nem sabem por onde se pega; vão com o sabor das ondas) o contributo de CDS/PP é "NADA".

Pois se o presidente da concelhia anda pela capital, juntamente com o candidato a cabeça de lista ás legislativas da "NOSSA CIDADE" e, o presidente da distrital abalou para o parlamento europeu...

Mas não se aflijam. Na altura de pedir os "votinhos" (ou seja, 2 semanas antes de cada eleição) até se vão cansar deles.
Se vão trazer alguma mais valia, mesmo tarde e mal, a ver vamos.

Jorge Costa disse...

Gosto muito de visitar este blog porque põem textos interessantes sobre a nossa cidade.
Mas canso-me um bocado com essa disputa interna do cds porque não conhecendo as pessoas, estas que estão ou as que estavam, soa a pouca cultura democrática passarem tanto tempo a dizer mal dos que lá estão agora.
E permito-me dar nota de uma conversa que tive com um dirigente do psd em que lhe perguntava se o psd precisava mesmo de ir em coligação com o cds. Ele usou muitas daquelas balelas da partilha de princípios e propostas, bla bla, bla, mas acabou por enfatizar a questão do peso eleitoral.
E, segundo creio, nas últimas europeias o cds teve 8000 votos em Braga (concelho), com uma alta taxa de abstenção.
Ou eles não são tão maus como os pintam ou as pessoas do cds estão-se a borrifar para quem está lá. Cds é cds...

Rui Moreira disse...

Caro Jorge Costa:

Tenho que admitir que o seu ponto de vista faz algum sentido. Eu próprio tenho, por vezes, a impressão de que o CDS (ou quem lá está ou deixa de estar) não é - de longe - dos temas que mais interessem aos bracarenses. Aliás, este meu post é incidental, veio a propósito de um comentário feito aqui no blogue... E até me dispus a pedir desculpa cem vezes (acredite que falo a sério). Por isso, este não conta :)

Quanto ao resto, concordo com quase tudo o que diz, com uma excepção: a crítica livre não é nunca um sintoma de "falta de cultura democrática". Falta de cultura democrática talvez possa ser, outrossim, achar-se, (seja qual for o motivo) que as pessoas podem ter que ficar sujeitas a uma espécie de "inibição de criticar"...

Mas aceito a recomendação e também acho que fazemos melhor em falar cada vez mais sobre Braga e cada vez menos sobre o CDS.

Mas que a indicação do Nuno Dias era uma grande notícia para o CDS, para a Coligação e para os bracarenses, quanto a isso não tenha a menor dúvida (eu nem sei se ele queria ou não, isso são "outros quinhentos").

Um abraço

Eduardo disse...

9-2 para a equipa da casa.