sábado, 4 de julho de 2009

Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose - 16 de Junho

Ontem foi um dia pelo qual muito lutei. Um dia, pelo qual um grupo exemplar de pessoas, a maioria anónima e completamente voluntariosa, se dedicaram de corpo e alma durante mais de um ano. E ao qual aplicaram os seus esforços, que permitiram que fosse apresentada na Assembleia da Republica em Dezembro de 2008 uma petição em nome da Associação Portuguesa de Paramiloidose com cerca de 7.000 assinaturas em que se pedia a institucionalização do Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose no dia 16 de Junho, em homenagem ao professor Doutor Corino de Andrade.

Foi votado por unanimidade no parlamento e aprovada pelo Governo uma recomendação do grupo parlamentar do PCP, que visa instituir o dia 16 de Junho como o Dia Nacional da Luta Contra a Paramiloidose.

Não podia deixar de mencionar este facto. A institucionalização deste dia, permitirá uma forma de sensibilizar e divulgar uma doença rara, que afecta cerca de um milhar de famílias em Portugal e que permanece praticamente desconhecida, mesmo dentro da classe dos profissionais de saúde.

Ao grupo parlamentar do PCP os nossos agradecimentos pelo facto de apresentarem esta recomendação que permitiu que o pedido efectuado em Dezembro de 2008 na A.R. fosse desbloqueado e finalmente aprovado.

Ver mais.

Sem comentários: