terça-feira, 14 de julho de 2009

800 11 10 09

Ligou para a linha do Provedor do Leitor do ruadosouto.blogspot.com. Seleccione umas das seguintes opções:


- pressione 1 no seu teclado para: dar uma sugestão ao provedor;
- pressione 2 no seu teclado para: colocar uma questão ao provedor;
- pressione 3 no seu teclado para: discordar do provedor;
- pressione 4 no seu teclado para: concordar com o provedor;
- pressione 9 no seu teclado para: dar um abraço ao provedor;
- pressione 0 no seu teclado para: ouvir de novo as opções;

...obrigado pela sua escolha” (imaginem tudo isto dito pela voz sensual de uma morena, ok).

Em primeiro lugar pressionei a tecla 9. Aqui vai um abração, meu caro Rui. Deste canto à beira-mar plantado e onde espero rever-te dentro de pouco mais de 1 mês. Folgo saber-te atarefado. Embora o custo de tanto trabalho seja a tua menor disponibilidade para dar uma volta na rua. Dito isto, agora vais levar porrada...
De seguida pressionei a tecla 3. Meu caro Provedor (abertas as hostilidades acabou-se o tu-cá-tu-lá). Em jeito de resposta à sua intervenção, infelizmente, sim. Muita coisa mudou. E muda todos os dias. Vivemos num mundo de mudanças. Onde a certeza de ontem é a duvida de hoje. Por isso temos uma capacidade que nos distingue dos outros seres vivos. A de pensar. E podermos julgar as coisas por nós e dos adaptar ás circunstâncias que a vida nos vai colocando. Por exemplo, o projecto que ontem nos oferecia a maior das certezas, hoje deixa-nos hoje, pelo menos, meditabundos. A mim pelo, menos. Embora seja totalmente critico a campanhas pessoais, que são muitas vezes injuriantes, mentirosas e traiçoeiras (como aliás temos uma experiência recente) a verdade é que esta questão da assessoria do Ricardo Rio à câmara de V. N. Famalicão, será aos olhos de muitos uma nódoa na sua honorabilidade e, muito para além disso, a possível ruptura com a postura de diferença com o candidato Mesquita Machado. E agora imaginem a satisfação de MM e do PS. Devem estar neste momento a dar pulos de alegria. Para eles a cereja em cima do bolo, seria agora uma decisão definitiva favorável (ao MM claro) da procuradoria em relação ao famoso “caso Mesquita Machado”.
Imaginem neste momento reverterem-se as posições. E que Ricardo Rio se arrisca a ser crucificado pelo MM e pelo PS aos olhos da opinião publica em vésperas das eleições.
Por isso as coisas mudam. Daí talvez, a nossa atenção ás alternativas (ou talvez não).
Quanto à utilidade do voto, essa já nos trouxe muitas surpresas no passado. No meu ponto de vista, o nosso voto só pode ser útil se pensar-mos que estamos a utilizá-lo correctamente. E não oportunamente. Mas este é o meu ponto de vista.
Quanto à colagem de qualquer outra possível candidatura no quadrante politico da coligação a um possível favor ao Partido Socialista, meu caro provedor, esse foi o argumento que figuras proeminentes do PPD/PSD lançaram logo após a derrota de Miguel Brito à concelhia do CDS/PP e, que todos nós logo catalogamos na hora, como uma facada pelas costas, um golpe baixo antecipado por forma a matar à partida qualquer alternativa que o Miguel Brito pudesse vir a significar. Agora, pergunto eu, o que mudou desde então?
Quanto ao quadro de bipolarização das autárquicas de Outubro. Bem, para além de um atestado de incompetência e de pouca inteligência a todas as outras forças presentes (e das poderão aparecer) à corrida de Outubro, parece-me no mínimo promiscuo. Pois se a esquerda em Braga pensar da mesma forma (pouco provável, mas...), nesse caso morrem logo à nascença quaisquer hipótese que a coligação pudesse ter. Como dizia o famoso politico (só por isto, enfim), neste caso é só fazer as contas.
Além de que muitos outros cidadãos, até do quadrante politico da coligação, podem não se rever nela. E existem muitos, mas muitos bracarenses apartidários, adversos a partidos. E talvez esses se revejam noutras propostas que possam surgir. E talvez também a pensar nestes valha também a pena propor algo para além da famigerada bipolarização.
Ou, mais simplesmente, porque é disso que falamos quando exercemos a democracia.
Quanto a bondade e politica. Bem meu caro provedor, estas são a meu ver, duas palavras que se devem evitar na mesma frase. Já tenho idade suficiente para não acreditar no... bem... pode ser no Pai Natal (ia dizer Sócrates...). Não sejamos hipócritas. Não agora. Não nunca.
Claro que argumentos satisfatórios e que façam eventualmente sentido dependem das propostas que possam surgir na corrida de Outubro. E também é bem verdade que satisfeitos e convencidos depende de cada um de nós. Pois o que pode ser um factor de decisão para mim, pode não passar de um simples pormenor para qualquer outra pessoa.
Acho por isso que no fundo, tudo isto se resumirá ao que cada um de nós decidirmos. Aquilo que quisermos acreditar. Aquilo que achamos que vale a pena lutar. No mais pleno de uso da democracia.
Mas escutei com atenção as suas preocupações. E com aquelas que partilhamos, escutarei com toda a certeza a sua opinião no futuro.
Por fim pressionei na tecla 4. Meu caro provedor. Agora um aparte nada a propósito (é só para aproveitar a ligação). Também acho. É preciso ter tomates.

Nota: agora para me gabar. Vocês viram o meu trocadilho com o número do provedor? Hã? Hã? Quem é fino? Quem é? 800 11 10 09 (as autárquicas são dia 11 de Outubro de 2009). Digam lá que não é o máximo? Digam lá... não? Mas vejam lá o trocadi... não interessa nada? OK.


Duração da comunicação: 5m23s - em 15/07/2009.
A Provedoria do Leitor do ruadosouto.blogspot.com agradece as suas sugestões.




2 comentários:

Anónimo disse...

Outubro é 10

Paulo Novais disse...

Obrigado. Realmente já me apercebi do erro tarde.