sexta-feira, 12 de junho de 2009

Algo totalmente diferente

Para alguns que já me conhecem não é novidade. Para outros acho que será um valor acrescentado ao seu conhecimento.
Desde alguns anos que me tornei fã absoluto do chamado "Software Open Source", ou seja, programas para o computador de código fonte aberto e totalmente "GRÁTIS".
São programas desenvolvidos por comunidades de programadores e utilizadores online, em que cada um desempenha um pequeno papel (ou vários) e pode assim contribuir. Eu ajudo com algumas traduções, aqui e ali, e com teste de novas versões (chamadas versões Beta) dos programas que utilizo. E vou tentar desempenhar mais este. Divulgar. Porque é bom, é seguro, é intuitivo, é livre e grátis para utilização particular ou profissional.

Existem programas de código aberto para quase todos os gostos, com uma qualidade e fiabilidade tão boa, ou mesmo melhor, do que outras mais usadas e conhecidas do mercado.

Pessoalmente utilizo, desde o sistema operativo até ao simples "Media Player", programas grátis e de código aberto. São hoje, uma alternativa excelente para quem gosta de estar sempre com programas actualizados e não pretende gastar dinheiro nenhum.
E muito importante! São totalmente traduzidas para português e dispõem de documentação e suporte de fóruns online extraordinários. E têm actualizações automáticas grátis.

Hoje vou falar de dois deles, talvez os mais simples de utilizar e mais intuitivos para quem tem pouca experiência e utiliza já outras ferramentas.



O que é o OpenOffice.org?
O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.


O OpenOffice suporta de raiz o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros.
Grava, altera e lê ficheiros nos formatos mais conhecidos do mercado, nomeadamente das ferramentas do Microsoft Office. A compatibilidade em ficheiros de texto, folhas de calculo e apresentações é excepcional.

Veja mais em OpenOffice.org Portugal





O que é o Firefox?
O Firefox é um navegador de Internet semelhante ao Internet Explorer da Microsoft. É no entanto, consideravelmente mais rápido, mais seguro (mais bonito) e totalmente personalizável com pequenos extras que permitem que cada um tenha o navegador ao seu gosto e á medida das suas necessidades.
A lista de funcionalidades e capacidades deste navegador de Internet é enorme e merece que deêm uma vista de olhos.

Veja mais em Mozzila Europa - Portugal

Esperem que gostem. E sinceramente que comecem a utilizar estas ferramentas.
Em breve virei falar de mais algumas. E vão dando aqui, como comentário a este "post" a vossa opinião ou se quiserem coloquem as vossas dúvidas.

Paulo Novais

Sem comentários: