domingo, 10 de maio de 2009

Preservativos grátis nas escolas

"Projectos de lei do PS e do PCP sobre Educação Sexual prevêem distribuição de contraceptivos a partir do secundário."

Pois!!! Agora, para além de SIMPLEX, o sexo na adolescência pode ser ainda mais CEDEX, mais RAPIDEX para além, claro, de mais SEGUREX.

Será que o nosso "primeiro" vai também apregoar alguma marcar de preservativo pela Europa e pelo Mundo, à semelhança do que fez com o "Magalhães"?
E será que na próxima cimeira europeia vai também presentear os lideres europeus com um preservativo?

Mas eu acho que o Governo deve ainda ir mais longe. Fica aqui a minha proposta. Aposto que então sim. O PS pode usar em tempos de antena os alunos das escolas de Norte a Sul, passando pelas ilhas, que estes estarão com toda a certeza felizes.

A minha sugestão para a alteração da proposta do PS/PCP:



Leia a noticia: Preservativos grátis nas escolas


Paulo Novais

5 comentários:

Salvador disse...

Dizem que a direita é "trauliteira". De facto com apelos destes ao instinto mais básico e simples, reduzindo o complexo ao mínimo útil, quem os pode desmentir??

Paulo Novais disse...

Pois é caro Salvador. A direita é tudo o que vocês quiserem. O que não é nem nunca foi é utópica e nem propagandista barata.

Aliás, basta ver o sucesso de todos os sistemas de esquerda pelo mundo fora. O mais exemplar é o chinês, claro. Lá resolvem o problema mais económicamente. Deixam nascer e se for rapaz está cheio de sorte. Nem digo o resto.

Já agora, fica aqui a tradução à minha piada, pois pelos vistos não percebeu a finalidade da critica. Tenho pena. É que o nosso sistema de educação precisa de coisas muito mais importantes do que garantir que os adolescentes possam ter uma tarde ou noite ou que quer que seja divertida. Por exemplo garantir transporte adequado e eficaz a todos os alunos para as escolas, que estes tenham condições económicas para não abandonarem os estudos e ir trabalhar, que estes tenham pelo menos um pão e leite à espera quando chegarem à escola, que conseguem comprar o material mínimo adequado para os estudos... enfim. Podia continuar sem parar.
Mas como sempre, a esquerda tem as prioridades todas trocadas. Começam sempre tudo pelo fim. E claro está. Os resultados estão à vista.
Mas apareça. E faça também os seus comentários.
Pode ser que... bem... que abra os olhos. Digo eu!!!

Anónimo disse...

Caríssimo Salvador,

Se me permite um comentário algo "trauliteiro", neste caso parece que a preocupação desmesurada com a "traulitada" dos meninos vem da esquerda, não lhe parece? :)
Jutando isso e aquela vontade de "malhar na direita" do Ex.mo Sr. Ministro/porta-voz/chefe da televisão pública/controleiro do PS Santos Silva, i rest my case...

Um abraço e vá aparecendo

Rui Moreira

Salvador disse...

Caro Paulo Novais

Pensei que resultava claro que o meu comentário não era pela substância mas sim pela forma. Reagir, escarnecendo, em matérias que, tendo um substracto moral, são também matérias de saúde pública, só alimenta o preconceito num país herdado do PREC. Reduzir a questão da distribuição de preservativos nas escolas a uma abordagem de "noites bem passadas" é, esta sim, uma posição de puro populismo, no pior sentido da palavra. A realidade é a realidade. E se a opção for entre com ou sem preservativo, então que seja com. É esta a coragem que falta a alguma direita, que gosto de chamar de "trauliteira".
Concordo em absoluto que não será uma prioridade e que a tão necessária educação para uma sexualidade saudável não passa, essencialmente, pela dita distribuição. Mas aquela está longe de ser a melhor opção para transmitir uma mensagem intelectualmente séria. Já o seu comentário ao meu comentário merece o melhor aplauso.

Paulo Novais disse...

Bem, pelo menos concordamos em alguma coisa. É bom.
Estou perfeitamente de acordo com uma sexualidade saudável. Estou plenamente de acordo com o uso intensivo do preservativo.
Mas como é óbvio, não me deixo levar por propostas mais ou menos eleitoralistas e perfeitamente demagógicas.
Até porque a formação dos nossos jovens merece mais. Merece respeito. Merece realmente uma politica que vá de encontro ás suas necessidades. A começar pelas mais prementes.
E com certeza, a distribuição gratuita de preservativos nas escolas não está nem sequer a meio da tabela.
Mas não está mesmo. Se calhar, começar por ensinar verdadeiramente o sentido da vida, da sexualidade fosse mais importante. Não?
Por isso uma proposta destas, nesta altura, com a dificuldades que existem quer a nível de ensino quer a nível de saúde publica só me pode mesmo é provocar escárnio.
Que outra forma de encarar a parvoíce? Só mesmo gozando com a situação. Mas querem enganar quem?
Mas gostei. Gostei mesmo Salvador.
Apareça. Aprendemos os dois, quem sabe?